- Bruno Percico
Benefícios de contratar um arquiteto
Atualizado: 20 de Mai de 2019

Entenda porque você deve contratar um arquiteto e quais os benefícios que ele pode trazer para a sua obra.
Os projetos tem o objetivo de prever tudo que será executado durante uma obra, fazer orçamento detalhado e cronograma. Costumo dizer que o projeto é o manual de montagem de um edifício. Se você possui um projeto detalhado, será mais fácil de executar, evitando problemas na construção. Projetos bem desenvolvidos geram economia de recursos e utilização de materiais adequados. Além disso, com a cartela de projetos completa, é possível saber quanto custará a obra, fazendo um planejamento financeiro correto.
Benefícios dos projetos em uma obra
Orçamento detalhado
Cronograma de obra
Economia de recursos
Utilização de materiais adequados
Diminuição de erros na execução
O arquiteto é capacitado durante cinco anos de faculdade para desenvolver e gerenciar projetos, sejam eles residenciais, comerciais e reformas. Muitas pessoas me perguntam, para construir todos estes projetos é necessário o projeto de arquitetura? Sim. O projeto de arquitetura é sempre necessário e indispensável, construindo-se da estaca zero ou reformando.
São profissionais treinados para entender as diversas disciplinas que englobam uma construção, como topografia, estrutura, instalações e conciliar com a legislação vigente pela prefeitura local, código de obras, entre outras coisas. Portanto o projeto de arquitetura deve contemplar em um desenho unificado todas as especialidades complementares necessárias. É dever do arquiteto compatibilizar todas essas informações e prever erros que podem aparecer na construção. Além de analisar todas informações prévias, características do terreno, localização, clima e desenvolver uma proposta adequada ao contexto local e ao gosto do cliente.
Essas informações se transformarão em desenhos técnicos, conhecidos como plantas, cortes e fachadas. Dentro destes desenhos deverão estar todas as informações necessárias para a construção, tais como:
Estudo da área e definição do local para melhor implantação do edifício, de acordo com a topografia, aproveitamento do terreno, orientação solar
Dimensionamento dos ambientes
Localização das alvenarias, paredes, pilares e lajes
Localização de portas e janelas, especificando tamanho e material
Especificação de pisos e revestimentos
Detalhamento de telhado ou cobertura
Coordenação dos projeto de estrutura, sendo de concreto, metálico ou madeira
Coordenação dos projetos de elétrica
Coordenação dos projetos de hidráulica
Também é dever do arquiteto aprovar a construção do edifício na prefeitura. Para isto, é preciso que o projeto esteja de acordo com todas as leis, garantindo que o edifício não oferece riscos aos usuários. Dentre algumas leis que precisamos respeitar no desenvolvimento dos desenhos, estão:
As leis da Associação Brasileira de Normas Técnicas
Lei de Uso e Ocupação do Solo do município
Código de obras do município
Dentre outras especificações que também devem constar no projeto estão:
Detalhamento de pisos e revestimentos
Especificação de pedras e granitos
Forros e iluminação
Ar condicionado e ventilação
Pintura
Marcenaria
Como pode ver, um projeto bem detalhado diminui a possibilidade de erros durante a obra. Este conjunto de desenhos, conhecido como Projeto Completo, é uma pasta de todas as disciplinas envolvidas, onde o arquiteto deve ficar em cargo de coordenar todos esses detalhamentos e assegurar que todos serão executados dentro do previsto.
A aprovação de projetos em prefeitura é responsabilidade do arquiteto, tornando-se responsável técnico perante a legislação. Imagine a complexidade de funcionamento de um edifício onde vivem centenas de pessoas. É uma responsabilidade bastante grande, que pode variar de acordo a dimensão do edifício, a quantidade de usuários e o local onde o empreendimento está inserido.
Além do projeto assinado em prefeitura, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT, gerado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), é um documento que serve para garantir a segurança dos usuários do espaço. A reforma de uma cozinha pode gerar problemas no edifício se paredes que tem função estrutural forem derrubadas. A simples troca de um piso da sala de estar ou a colocação de forro de gesso pode afetar a segurança dos usuários de um apartamento. Atualmente, o Registro de Responsabilidade Técnica é obrigatório em qualquer obra ou reforma, pois garante legalmente que um profissional habilitado é o responsável por este trabalho. Isto garante a qualidade do serviço e capacitação dos funcionários contratados. Portanto contrate um arquiteto e todos os profissionais necessários para o bom desempenho da obra. Isso gerará muitos benefícios ao seu projeto e aos usuários.